Networking: Invista em contatos

Luciane Crippa

Praticar networking é tão importante para o empreendedor quanto atrair novos clientes ou fechar negócios mais lucrativos. Isso acontece porque uma rede de relacionamentos gera novas oportunidades e novos conhecimentos. "Essenciais para tomar decisões acertadas", destaca Marcelo Miyashita, consultor e professor de Marketing.

Construir uma rede de relacionamentos, no entanto, não é sair por aí distribuindo cartões e participando de eventos sociais, para depois pedir favores a seus contatos. Ela deve ser pautada no interesse real pelas pessoas: oferecer ajuda e, se for necessário, depois buscá-la.

"Dentro da rede, é preciso mostrar sua relevância. Aproximar as pessoas e gerar negócios para elas. Naturalmente, o retorno vem para você também", diz Miyashita.

O próprio professor pôde comprovar isso na prática. Há alguns anos, ele criou a Rede do Bem, que congrega seus alunos e ex-alunos. Essas pessoas trocam informações sobre vagas de empregos e oportunidades de negócios e carreira. Miyashita centraliza as informações e, quinzenalmente, as envia juntamente com artigos sobre marketing, relacionamento e outros temas relevantes a esse público.

Em junho deste ano, a Rede ultrapassou a marca de quatro mil alunos, muitos dos quais em novos postos de trabalho ou se tornando palestrantes, exemplos de oportunidades que circulam entre os integrantes. "No final de julho, dei uma palestra de marketing em Rondonópolis, no Mato Grosso, via indicação da Rede do Bem", comenta o consultor.

Uma forma de ganhar relevância entre os seus contatos é estar "por dentro" do que acontece no seu meio, e se tornar uma espécie de referência no seu segmento. "Instituições como Sebrae, Associação Comercial e Rotary Club são ótimas alternativas de fazer contatos e se apresentar a seus pares", indica Miyashita.

Uma questão crucial ao dono da pequena empresa é a falta de recursos, de dinheiro, tempo ou de pessoal. "O empresário não pode usar isso como desculpa para não praticar networking", explica.

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