Quando uma empresa está prestes a lançar um produto, ela precisa definir como trabalhar a relação preço versus promoção para que consiga não só repor os gastos com desenvolvimento, distribuição e divulgação, mas também mostrar tração em relação à aceitação do cliente final, dos distribuidores e, finalmente, virar um sucesso.
Por todos esses motivos, essa é a etapa mais complicada na vida de um produto e mesmo de uma empresa. Assim, passamos abaixo 4 opções de estratégias de como relacionar preço e promoção ao lançar um produto:
A bola da vez - Todos querem ter (ex.: tamagotchi, o bichinho virtual)
1. Preço de entrada: Mais alto que a média
2. Investimento em promoção/propaganda: Alto
3. Tamanho do mercado: Grande
4. Desejo de consumo: Alto e movido pelo pioneirismo de consumo
5. O produto é facilmente copiável? Não
6. Retorno sobre o investimento (breakeven): Curto/Médio prazo
Top Class – É pra poucos (ex.: iPhone)
1. Preço de entrada: Alto
2. Investimento em promoção/propaganda: Baixo
3. Tamanho do mercado: Pequeno
4. Desejo de consumo: Alto e movido pelo pioneirismo de consumo
5. O produto é facilmente copiável? Não
6. Retorno sobre o investimento (breakeven): Curto/Médio prazo
Sensação - Vem forte hoje, mas amanhã aparecem 10 iguais (ex.: sabão em pó)
1. Preço de entrada: Baixo
2. Investimento em promoção/propaganda: Alto
3. Tamanho do mercado: Grande – corrida acirrada pela liderança determinada pelos custos
4. Desejo de consumo: Cliente sensível ao preço baixo
5. O produto é facilmente copiável? Sim, mas é uma novidade no mercado
6. Retorno sobre o investimento (breakeven): Longo prazo
Mineirinho – quieto e aos poucos (ex.: Bombril)
1. Preço de entrada: Baixo
2. Investimento em promoção/propaganda: Baixo
3. Tamanho do mercado: Grande e concentrado em poucos concorrentes
4. Desejo de consumo: Cliente sensível ao preço baixo, o que é uma barreira para novos concorrentes
5. O produto é facilmente copiável? Sim
6. Retorno sobre o investimento (breakeven): Longo prazo
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