- Motivação, atenção e interesse: Entre de cabeça na conversa ou negociação. Esteja motivado para ouvir!
- Ficou com dúvida? Interrompa e pergunte! Peça para repetir, explicar melhor.
- Dê feedback. Nada mais chato do que você estar falando com alguém e a pessoa não expressar nenhuma reação de concordância, resistência, ou até mesmo, discordância. O feedback não precisa necessariamente ser algo falado, a expressão corporal nos ajuda muito nesta ocasião.
- Observe além do que está sendo falando. A comunicação não verbal é, em alguns casos, até mais importante do que o que está sendo dito. Segundo pesquisas realizadas por James Kouzes e Barry Posner, somente 7% do impacto da comunicação é passado pela fala. Já as expressões não verbais contribuem com 55% da mensagem que se quer dar. Os 38% restantes ficam por conta das características vocais do emissor.
- Cuidado com interrupções quando a outra parte estiver falando. Não troque de assunto repentinamente, pois pode refletir desinteresse no que a outra parte estava dizendo.
5 dicas para ouvir seu cliente na hora de vender
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Os Promovidos
quinta-feira, 3 de dezembro de 2009
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