°°° FIM°°°??







Falar é fácil, quando se tem em mente, as palavras que expressem sua opinião.
Difícil é expressar por gestos e atitudes, o que realmente queremos dizer.

Fácil é ser colega, fazer companhia a alguém, dizer o que ela deseja ouvir.
Difícil é ser amigo para todas horas e dizer sempre a verdade quando for preciso.

Fácil é analisar a situação alheia e poder aconselhar sobre ela.
Difícil é vivenciar esta situação e saber o que fazer.

Fácil é mentir aos quatro ventos o que tentamos camuflar.
Difícil é mentir para o nosso coração.

Fácil é ver o que queremos enxergar.
Difícil é saber que nos iludimos com o que achávamos ter visto.

Fácil é dizer "oi", ou "como vai ?".
Difícil é dizer "adeus".

Fácil é ouvir a música que toca.
Difícil é ouvir a própria consciência.

Fácil é perguntar o que deseja saber.
Difícil é estar preparado para escutar esta resposta.

Fácil é chorar ou sorrir quando der vontade.
Difícil é sorrir com vontade de chorar ou vice-versa.

Fácil é beijar.
Difícil é entregar a alma!

Fácil é ditar regras.
Difícil é seguí-las.

Fácil é sonhar todas as noites.
Difícil é lutar por um sonho.

Fácil é exibir sua vitória a todos.
Difícil é assumir a sua derrota com dignidade.

Fácil é viver o presente.
Difícil é se desvencilhar do passado.

Fácil é tropeçar em uma pedra.
Difícil é levantar de uma queda, todo machucado.

Fácil é desfrutar a vida a cada dia.
Difícil é dar o verdadeiro valor a ela. Comente...

Lidere a si mesmo, antes de pretender liderar os outros

Muito se escuta sobre como um líder deve comandar sua equipe, mas será que você está preparado para liderar a si próprio antes?

Por César Souza

Lembra quando você está angustiado por que não consegue integrar os membros da sua equipe e alcançar os resultados desejados? Ou quando não consegue obter de outro departamento o que ficou combinado e sua área está prejudicada? Quando seu filho parece andar fazendo tudo para lhe contrariar? E, ainda por cima, você não está conseguindo equilibrar sua vida profissional com a tão sonhada qualidade de vida?

O que está em questão é a sua competência como líder. Mas quando se pensa em Liderança, a maioria da literatura e dos programas de treinamento parte do princípio que temos de nos capacitar para liderar ... os outros! Ensina-se a como comandar os outros, como motivá-los, como ser um chefe melhor, como se relacionar melhor com pessoas difíceis, com os filhos, etc. Sempre os outros, como se o foco da liderança residisse nos liderados.

Nada de errado em tentar liderar melhor os outros. O problema é que técnicas e receitas de liderança não surtirão o efeito desejado se você não adquirir uma competência fundamental para o seu sucesso como líder: antes de pretender liderar os outros, aprender a liderar a você mesmo.

Importante que você adquira a atitude de liderar-se. Isso implica em liderar suas emoções, seus ímpetos, suas deficiências e saber suplementá-las com pessoas de sua equipe ou com parceiros na sua vida pessoal. Mas isso só será possível se você tiver uma elevada dose de auto-conhecimento.

Exemplo

Por exemplo, se você se conhece bem e já sabe que é do tipo executor, que não planeja muito as ações e de certa forma atropela as circunstâncias no afã de realizar os resultados que deseja, nada melhor que ter em sua equipe uma ou duas pessoas que sejam mais do tipo planejadoras e contrabalancem essa sua característica pessoal.

Mas, se, pelo contrário, você for um líder que prima mais pelo planejamento detalhado e não está conseguindo realizar as metas que são esperadas de sua equipe, contrate pessoas mais realizadoras, do tipo "artilheiro", aquelas que fazem gols e garantem os resultados do time, mesmo que não sejam tão qualificados como você gostaria.

O líder precisa aprender a liderar a si próprio também no que diz respeito a suas emoções. Isso se revela com clareza na hora de dar feedback a membros de sua equipe ou a familiares. Se você tem o chamado pavio curto e explode com facilidade quando algo não está indo de acordo com o que deseja, importante ter consciência disso e se disciplinar para avaliar desempenho dos outros ou para tentar ajustar o comportamento dos seus liderados, em vez de simplesmente dizer tudo que vem a cabeça e destruir a auto-estima dos que o cercam. Aprenda a reconhecer o que outros fazem de correto, valorize suas pequenas vitórias, use o seu ímpeto e arroubos emocionais mais nos momentos de feddback positivo, quando couber.

Liderança não é uma questão técnica, mas de atitudes e posturas. Atitudes perante outros, mas também perante a si mesmo. A disciplina 1.0 da Liderança deveria ser: Antes de Liderar os outros, aprenda a liderar a si mesmo. Mas isso não se ensina apenas em escolas...

Fonte: http://administradores.com
César Souza (cesarsouza@empreenda.net) Consultor, autor, palestrante e presidente da Empreenda Consultoria nas áreas de Estratégia, Mkt e RH. www.blogdolider.com.br - www.blogdocesar.com.br - www.empreenda.net Comente...

Para não ficar fora de nenhuma conversa - VEJA.com

Para não ficar fora de nenhuma conversa - VEJA.com Comente...

Estudantes retiram pichações de prédios e viadutos

Projeto faz parte da segunda etapa da campanha de despichação; punição para infração varia de 3 meses a 1 ano

LUIZ COSTA



A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) promoveu neste sábado (29) a segunda etapa da campanha de despichação na cidade com dois eventos que contaram com a participação de entidades comunitárias e estudantes da Centro Universitário UNI-BH.
A promoção da prefeitura tem como finalidade promover a limpeza de prédios e de viadutos e obras públicos e chamar a atenção da comunidade para combater as pichações, que podem ser punidas com três meses a um ano de detenção. O primeiro evento aconteceu às 9 horas, na Praça do Cristo, no Bairro Barreiro, Zona Oeste, onde estudantes e moradores da região, liderados pela Associação dos Moradores do Bairro Milionários, pintaram prédios e monumentos.

À tarde, o evento foi realizado na Praça do Peixe, no Bairro Lagoinha, onde os estudantes promoveram a pintura e limpeza de pichações em elevados do complexo da Lagoinha, com coordenação da Regional Noroeste da PBH. “Estas atividades são realizadas para chamar a atenção e sensibilizar as populações dos bairros para que possamos contar com a participação das comunidades”, disse o Secretário da Administração Municipal da Regional Noroeste, Ajalmar Silva. Segundo ele, esta foi a segunda etapa da campanha da PBH que vai prosseguir neste ano envolvendo todas as regionais da prefeitura.

A analista de políticas públicas da Secretaria Municipal de Segurança Pública Rosane Corgozinho, disse que a próxima etapa de despichação será no mês de julho, nos muros do Instituto de Educação, no centro da capital, prédio público dos mais tradicionais de Belo Horizonte.

Ela se disse favorável ao endurecimento da lei contra os pichadores e como participante da campanha de despichação disse que uma das metas da PBH é direcionar o potencial de pichadores para a grafitagem legal. O telefone 181 recebe denúncias populares sobre ações de pichadores e os nomes dos denunciantes são mantidos em sigilo.

Fonte: www.hojeemdia.com.br, 29/05/2010 Comente...